quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Dança Contemporânea no Paraná: CIRCUITO COMPARTILHADO

O diálogo sobre a dança contemporânea no Paraná e a urgência em se reconhecer como estão as condições de existência dessa dança é uma das motivações para a realização desse projeto contemplado com o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança, em 2008, e que ora se concretiza.
Fortalecer e criar elos de comunicação e fomentar novas criações e pesquisa em dança, focos de discussão artística e política nos cursos e universidades participantes, e em outros espaços e pessoas que iremos encontrar, é imprescindível. Desconcentrar as discussões de seus centros entrecruzando-as a outros, a exemplo da pertinência do estudo e debate sobre o Plano Nacional de Dança e o Sistema Nacional de Cultura como metodologia e exercício de e para a cidadania.
De partida o projeto se organiza com a reunião de artistas e co-participantes de sete cidades do estado e irá circular as idéias carregadas nos corpos por três cidades paranaenses: Guarapuava, Campo Mourão e Londrina. Em um formato que abarca apresentações de dança, debates mediados por análises critico-reflexivas, levantamento das condições de produção em dança, registro, conversas-palestras sobre a dança como campo de atuação política. Ainda, a mobilidade de grupos de dança e de rastros de grupos que floresceram e se diluíram no tempo por entre cidades paranaenses, parece ser uma estratégia importante para redimensionar o potencial da dança no estado. Esse projeto teve como ambiente estratégico de preparação, o Simpósio Nacional de Dança realizado em Curitiba, em julho de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário